Estética Express

Com a agitação da vida moderna são raros e preciosos os momentos que temos para cuidar do corpo e da mente. Pensando nisso, empreendedores do mercado da estética e beleza investem no segmento “Estética Express”. Trata-se de um conceito bem antigo, mas que vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, cabe fazermos alguns esclarecimentos. Equivocadamente, alguns estabelecimentos vêm utilizando a nomenclatura “express” para designar um atendimento rápido e padronizado (uma espécie de“fast food estético”), o que é uma interpretação equivocada, já que os tratamentos estéticos devem ser realizados de acordo com as características de cada cliente e não de uma forma padronizada para todos. Assim, o serviço denominado “estética express” caracteriza-se, na verdade, por proporcionar um atendimento que otimiza o tempo da cliente, sem esquecer do caráter personalizado que deve nortear um tratamento estético.

Podemos dizer que no segmento “Estética Express” os serviços de natureza domiciliar são os mais comuns. Aqui o objetivo é levar os serviços estéticos até a cliente, facilitando o seu dia a dia. Não obstante há empresas que também  realizam o serviço “express” no âmbito do próprio estabelecimento, porém neste caso o enfoque é apenas a agilidade no atendimento, como, por exemplo, o fato da cliente não necessitar agendar um horário para ser atendida, o que já é mais difícil de ocorrer.

Neste artigo estaremos nos referindo ao conceito original que compreende tanto a agilidade no atendimento, como o fato do serviço chegar até a cliente, ou seja, estaremos nos referindo ao serviço estético de natureza domiciliar.

Alguns fatores podem explicar o crescimento deste segmento: O 1º deles refere-se a falta de tempo das pessoas. Sem dúvida alguma há um grande contingente de pessoas que gostaria de realizar sessões de tratamentos estéticos, mas que, infelizmente, não dispõe de tempo para isso, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o trânsito é um dos grandes problemas. Atender este público é o objetivo do serviço que está sendo conhecido como “Estética Express”. Pesquisas revelam que mesmo havendo estabelecimentos próximos às áreas residenciais, para muitos clientes “qualquer meia hora” pode fazer uma grande diferença. Além disso, é bastante comum ouvir destes clientes em potencial respostas do tipo “não ter onde deixar os filhos”; ter que orientar a empregada doméstica antes de sair de casa, etc, como impedimentos para a realização das sessões. Um dos focos principais do serviço é justamente atender esse público, afinal de contas quem não gostaria de receber um tratamento estético de um profissional qualificado na sua própria casa, sem se preocupar com o que acontece à sua volta; ou quem não gostaria, após um dia inteiro de trabalho, receber uma massagem relaxante já na comodidade de seu lar?

Formam ainda o público alvo do “Estética Express” o grupo da 3ª idade. A propósito, dados do IBGE apontam que 8,6% da população brasileira é composta por idosos e pesquisas sinalizam que no ano 2025 o país terá a 6ª população de idosos em termos absolutos. O Rio de Janeiro, por exemplo, é a capital que concentra a maior população de idosos do país, representando 12,8% da população total do município. O serviço “Estética Express” visa atender este público na medida em que sabe-se das dificuldades enfrentadas pelos idosos, bem como de pessoas que tenham sua mobilidade reduzida, no que diz respeito a locomoção e acesso aos estabelecimentos em geral, sem falar na falta de profissionais qualificados para atender este público.

Outro fator que explica o crescimento do serviço é o desenvolvimento de equipamentos e recursos portáteis cada vez mais eficientes. Tais recursos incluem macas; mantas e máscaras térmicas; equipamentos eletroterápicos, além dos cosméticos, é claro. Para se ter uma ideia melhor, é possível, por exemplo, realizar um tratamento com pedras quentes sem a necessidade de aquecê-las em panelas, o que demandaria a utilização da cozinha da cliente. Hoje o profissional pode contar com bolsas térmicas que garantem o aquecimento, bastando apenas que plugá-la em uma tomada. Essa riqueza de material permite um atendimento qualificado, na medida em que proporciona praticidade e diversidade de tratamentos, fatores muito bem vistos aos olhos do cliente, que então poderá definir junto com a esteticista o que melhor atenderá as suas necessidades.

Por fim, não poderíamos deixar de destacar a política de incentivo do governo para àqueles que desejam iniciar uma atividade econômica de maneira formal, mesmo que não contem com um estabelecimento. Com a criação da figura do microempreendedor individual, ocorreu uma grande facilitação para a formalização de determinadas atividades econômicas, haja vista a desburocratização e racionalização das exigências de documentos e comprovantes. O Microempreendedor Individual (MEI) contempla os profissionais com faturamento de, no máximo, R$ 60.000,00 por ano. Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos, etc. Além disso, o Empreendedor Individual é enquadrado no Simples Nacional e está isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Após a formalização, o empreendedor terá um custo mensal que não chega a R$ 40,00. Com essa contribuição, o Empreendedor Individual terá acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Por todas essas razões o serviço prestado à domicílio pelos profissionais de estética, conhecido como “Estética Express”, está em alta no mercado, lembrando que o principal objetivo do segmento é oferecer comodidade a cliente, atender com carinho e o mais importante: Tudo Personalizado! Pois assim fidelizamos os nossos clientes!