Acne

Chamada vulgarmente de espinha, a acne consiste na inflamação de um folículo piloso (conjunto de pelos, mais a glândula sebácea da sua base).

Em outras palavras, a acne provém da inflamação periférica das glândulas sebáceas, devido a presença de estafilococos (bactérias esféricas, que formam colônias de células aderidas umas às outras), ao mesmo tempo em que se verifica a hipersecreção de sebo por parte dos folículos pilosos, conforme as figuras a seguir.

A acne vulgar é uma das afecções dermatológicas mais comuns em todo mundo, afetando mais de 85% das pessoas em algum período das suas vidas.

Em alguns casos pode causar sofrimento físico e psicossocial considerável, já que pode resultar até mesmo em deformidades cicatriciais nos locais acometidos.

Existem vários fatores que contribuem para a acne, dentre os quais podemos destacar:

  • Predisposição genética;
  • Distúrbios hormonais (principalmente na puberdade);
  • Distúrbios glandulares (atividades da glândula sebácea);
  • Distúrbios emocionais;
  • Obstrução do canal pilo-sebáceo

 

O principal objetivo dos tratamentos realizados pelos profissionais de estética em relação à acne é a dissolução do excesso de gordura e a discreta descamação da pele, evitando a proliferação de microorganismos, proporcionando também melhores condições assépticas.

Um dos tratamentos mais indicados para o combate à acne e suas sequelas é o tratamento de neve carbônica. Este método foi inserido no mercado estético como uma alternativa de tratamento do acne, na medida em que é capaz de controlar o excesso de oleosidade da pele, amenizando a formação de comedões, além de atenuar as sequelas do acne.

Para atingir tal objetivo, a técnica abrange os processos de cicatrização das infecções cutâneas e de renovação celular (leve descamação da camada córnea), o que ocorre devido a associação de um agente crioterápico com substâncias ativas cicatrizantes (enxofre e acetona), que proporcionam o resfriamento superficial da pele, diminuindo o excesso das secreções sebáceas e, como consequência, ameniza a formação de comedões e da acne na pele.

 

O tratamento tem efeito de um peeling superficial, afinando e clareando a pele, fazendo uma renovação celular (uma descamação da camada córnea).

Em suma, a neve carbônica consiste em um tratamento estético anti- inflamatório e descamante que ajuda a amenizar as depressões (sequelas) do acne, sendo equiparado a um peeling superficial.