Expansão do segmento “Spa Urbano”

Que as terapias naturais estão cada vez mais em moda todo mundo sabe. Agora você já pensou em agregá-las aos serviços que realiza como esteticista? Pois as técnicas de Spa caracterizam-se por procedimentos que associam os cuidados com a estética e beleza à técnicas de relaxamento e bem-estar, revelando-se uma atividade em grande crescimento.

O conceito de “SPA urbano” ou “Day Spa”, caracteriza-se por um ambiente tranqüilo e agradável, onde as pessoas podem encontrar bem-estar físico, psíquico e emocional, aliado a programas de condicionamento físico ou remodelamento da beleza facial e corporal, revelando-se uma atividade em expansão nos grandes centros urbanos.

Com a agitação da vida cotidiana, sobretudo nas grandes cidades, percebe-se uma tendência dos clientes buscarem essa melhor qualidade de vida no seu dia a dia, através de algumas horas de sessões diárias ou semanais, atendendo os anseios de fugir da rotina, muitas vezes, estressante. É claro que os tratamentos de estética e beleza não deixaram de fazer parte do cardápio desses estabelecimentos, contudo percebe-se uma tendência dos clientes na busca por serviços que conjugam os cuidados com a aparência e beleza com técnicas que visam o relaxamento e bem-estar. A praticidade garantida pela proximidade com o lar ou trabalho dos clientes é outro fator que faz parte do conceito de SPA urbano.

Vale ressaltar que as técnicas de Spa utilizam acessórios sofisticados, porém originários da natureza, como pedras, bambus, argila, óleos essenciais, etc, o que reduz muito o investimento. Todos esses elementos devem ser associados a um ambiente calmo, aromatizado e com música e iluminação suaves.

Além dessa tendência natural do mercado, cumpre destacar que em função do Brasil sediar a próxima copa do mundo de futebol, bem como os jogos olímpicos de 2016, o que certamente trará inúmeros turistas ao país, sobretudo para a cidade do Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo recentemente estabeleceu novos critérios de classificação na rede hoteleira, de modo que para que um hotel resort seja considerado 05 estrelas, o mesmo terá que dispor de infraestrutura que inclua serviços de estética, citando como exemplos massagens com pedras, shiatsu, banhos aromáticos, entre outros, ampliando e fortalecendo ainda mais o seguimento do Spa.

Por todas essas razões, num mercado tão acirrado, desenvolver habilidades para oferecer algo diferente é fundamental. Não restam dúvidas de que o profissional que oferecer uma maior diversidade de tratamentos, tornando-se mais versátil e holístico terá maiores possibilidades de afirmação, ainda mais em se tratando de um ramo que vem crescendo dia após dia e que tem a ver com o ritmo da vida moderna.